Marisa Fina, nossa conterrânea, lançou no dia 21 de Janeiro, pelas 16h00, o seu primeiro livro de poesia, apresentação essa que teve lugar no Salão Nobre da Junta de Freguesia do Samouco.

O lançamento foi um sucesso, como as imagens o comprovam.

O Presidente da Junta de Freguesia, Pedro Ferreira e o secretário, António Almeirim, estiveram presentes na cerimónia, fazendo questão de referir a importância que este tipo de iniciativas tem para o enriquecimento cultural da nossa freguesia.

Em meu nome pessoal e do executivo da Junta de Freguesia de Samouco, quero agradecer a vossa presença nesta manifestação de cultura que hoje temos o prazer de assistir.

São este tipo de acontecimentos que também marcam a vida de uma terra e, como tal, não poderia a Junta de Freguesia deixar de se associar a este concretizar de um sonho da Marisa Fina: lançar um livro.

No entanto e arriscando a minha análise, neste seu primeiro livro a Marisa usa, como base da sua poesia, a sua experiência de vida, os seus valores morais, as suas dúvidas e certezas, os seus medos e ânsias. Em cada um dos poemas é-nos dado a conhecer os pensamentos que a habitam, que são, no essencial, a sua realidade.

Numa poesia acessível, mas sem o uso de formas simplistas ou desprovidas de sentido, encontramos a génese da autora, mulher, filha, mãe e amante da vida, como se cada poema fosse uma peça de puzzle e o livro uma imagem, que nos oferece, de si própria.

No fundo, e para quem ler com atenção, cada poema não é mais que um elo de ligação entre a Marisa e aqueles que lhe estão mais próximos, com especial relevo para a filha.

Escrever é respirar, é ter esperança, e é isso que a Marisa nos transmite neste livro.

Apreciem, pois este Dum Spiro Spero, este “colar de pedras preciosas”, lapidadas por esta mulher, esta poetisa, esta mãe que ama a sua filha, que hoje concretiza um sonho e a quem me orgulho de chamar amiga.

O Samouco ficou hoje mais rico culturalmente, e a Junta de Freguesia agradece.

Obrigado Marisa.

Dum Spiro Spero

Enquanto respirares, continua a ter esperança.”

Palavras do Presidente da Junta de Freguesia, Pedro Ferreira

À Marisa, o executivo da Junta de Freguesia deseja as maiores felicidades e muito sucesso na área literária, percurso que agora se inicia.

A todos os presentes, o nosso agradecimento público pelo apoio dado à vertente cultural da nossa terra. Que iniciativas destas se repitam e que o Salão Nobre continue a estar cheio.

A Junta de Freguesia do Samouco

Anterior Apresentação do livro de poesia de Marisa Fina será no Salão Nobre da Junta de Freguesia