Estátua do Cavador

15º Aniversário da Elevação do Samouco à categoria de Vila

Celebram-se hoje, 9 de Dezembro, 15 anos que a Assembleia da República, aprovou por unanimidade, a elevação de Samouco à categoria de Vila.

Em 30 de Abril de 2003 foi entregue, por cinco deputados do Partido Comunista Português na Assembleia da República, o Projecto de Lei nº 283/IX, datado do dia anterior, com o seguinte título – Elevação do Samouco, no concelho de Alcochete, à categoria de vila.

Além de razões de ordem histórica e da enumeração de equipamentos colectivos, de serviços e das associações, o Projecto de Lei concluía o seguinte:

Assim, quer pela diversidade de equipamentos, quer pelas actividades económicas e sociais e pelas potencialidades urbanísticas em desenvolvimento, Samouco possui os requisitos estabelecidos pela Lei n.º 11/82, de 2 de Junho, para ser elevada à categoria de vila, pelo que os Deputados do Partido Comunista Português abaixo-assinados, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, apresentam o seguinte projeto de lei:

Artigo único – A localidade de Samouco, sede de freguesia do mesmo nome, no concelho de Alcochete, é elevada à categoria de vila.

Esta é uma data que deve ser encarada com enorme orgulho, porque comemorar a elevação do Samouco à categoria de Vila é relembrar a evolução da nossa terra ao longo dos anos, a forma como foi crescendo, como a população foi tendo melhores condições de vida, como se foi dotando de equipamentos. É reconhecer o papel das colectividades e uma das mais importantes conquistas de Abril, o Poder Local Democrático.

A sessão solene das comemorações realiza-se no próximo dia 15 de dezembro, Domingo, um momento onde será reconhecido o trabalho da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, através da sua actual direcção.

Anterior Junta de Freguesia homenageia a SFPLS pelo seu centenário com a criação de um monumento