Assembleia de Freguesia aprova Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2020

Junta de Freguesia do Samouco: brasão

A Assembleia de Freguesia aprovou, na sessão realizada no dia 23 de Dezembro, por maioria com votos a favor da bancada da CDU e votos contra das bancadas do PS e do PSD, as Grandes Opções do Plano e o Orçamento para o ano de 2020, no valor de 102.798,93 euros.

As Opções do Plano e Orçamento aprovados refletem propostas de intervenção com o objetivo cimeiro de promover mais e melhor qualidade de vida para todos aqueles que vivem ou visitam a Vila do Samouco. Refletem também, a confiança com políticas e medidas concretas que não porão em causa as contas da freguesia, o rigor da gestão, a equidade no exercício de um Poder Local Democrático.

Nos documentos aprovados destacam-se diversos investimentos como a colocação de uma cobertura/alpendre na Extensão do Centro de Saúde de Alcochete no Samouco, para abrigar os utentes durante o período de espera para marcação de consultas, o projeto “Acessibilidade para todos no Samouco” através do rebaixamento de lancis junto às passadeiras ou elevação das mesmas, a substituição de alguns equipamentos de ginástica ao ar livre, localizados na Praia Fluvial e na Alameda da Praia e a remodelação da Praça José Coelho.

De destacar ainda a realização de rastreios à população, em diversas áreas como a glicemia, colesterol, pressão arterial, pulso periférico e a promoção de colheitas de sangue, o desenvolvimento do projeto CED – Capturar, Esterilizar e Devolver, iniciativa que procurará envolver os cuidadores das colónias de gatos existentes na freguesia, sendo um método eficaz de controlo das mesmas e de redução das populações felinas silvestres e o funcionamento do Gabinete de Consulta Jurídica à população.

No ano de 2020, serão diversas as realizações que serão desenvolvidas, com destaque para a comemoração de datas e efemérides como o dia internacional da Mulher, o dia da Juventude, o 25 de Abril, o dia Mundial da Criança, a elevação do Samouco à categoria de Vila e o Natal, as “Noites de Verão”, de exposições temáticas, da “Feira Samouqueira”, iniciativa que tem por finalidade promover a exposição, venda, compra e troca de artigos em segunda mão, nomeadamente: livros, brinquedos, mobiliário, discos, moedas, selos, acessórios, roupas, porcelanas, do passeio anual dos reformados, pensionistas e idosos da freguesia, das “Férias Desportivas” e “Uma noite no Pavilhão”, da 5ª edição do concurso de desenho “Samouco nas mãos de uma criança”, do desfile de Carnaval e a festa de Natal das crianças do jardim-de-infância, da escola do ensino básico e do CENSA e da Assembleia de Freguesia Infantil.

A Junta de Freguesia continuará a prestar o apoio a todas as coletividades da freguesia, à Comissão das Festas Populares do Samouco, à Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Alcochete e à CERCIMA.

Continuará também o seu trabalho reivindicativo, junto dos organismos competentes, para que a Extensão do Centro de Saúde de Alcochete no Samouco seja dotada de mais e melhores serviços de saúde, para a existência de um Posto/Loja de Correios e de um policiamento de proximidade na Freguesia.

Na Assembleia de Freguesia foi ainda aprovado, por maioria com votos a favor da bancada da CDU e votos contra das bancadas do PS e do PSD, o mapa de pessoal para o ano de 2020.

O executivo da Junta de Freguesia lamenta a atitude irresponsável e silenciosa dos eleitos da oposição em relação a todos os pontos da Assembleia de Freguesia, não se manifestando sobre o seu sentido de voto ou discutindo qualquer ponto.

0 Comentários

Ainda não existem comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *