JF Samouco: bancos exterior Centro de Saúde

Foi com apreensão e lamento que a Junta de Freguesia foi informada de que o Centro de Saúde do Samouco foi um dos dois Centros de Saúde da Região do ACES Arco Ribeirinho – que envolve os concelhos de Alcochete, Montijo, Moita e Barreiro – destacados para a avaliação e tratamento de doentes com COVID-19. Assim, o nosso Centro de Saúde volta a estar encerrado para os cuidados básicos de saúde da nossa população.

À parte da nossa preocupação clara com esta pandemia com efeitos devastadores a nível mundial, entristece-nos que esta decisão tenha sido tomada sem ter em consideração dois factores muito importantes para a população da nossa vila:

1. O facto de a população do Samouco ser, maioritariamente, composto por pessoas do considerado grupo de risco;
  2. E especialmente por, nessas condições, e uma vez que o Centro de Saúde encerra para os cuidados básicos, a população do Samouco ter de se deslocar a outros Centros de Saúde, muitas vezes sem condições para essas deslocações;

Depois de termos sido informados, sem aviso prévio, de que o Centro de Saúde estaria encerrado na passada semana e depois dos nossos contactos incessantes que acabaram por reverter essa situação – embora tenhamos tido conhecimento pelas redes sociais e nunca por contacto formal – a população vê-se novamente sem acesso a consultas e outros cuidados imprescindíveis, tendo de se deslocar a Alcochete em caso de necessidade.

Profundamente indignados com esta decisão, remetemos hoje ao Sr. Director do ACES Arco Ribeirinho um e-mail com um pedido expresso de esclarecimento sobre os motivos desta decisão, porque consideramos que a nossa população tem imperativamente de ter acesso a estes serviços, ainda que estejamos numa fase como a que vivemos actualmente.

O comunicado pode ser consultado na íntegra, abaixo:

Anterior Encerramento do cemitério e dos serviços administrativos