Caros Amigos e Fregueses do Samouco,

Celebramos hoje, 28 de Janeiro de 2022, 17 anos da Elevação do Samouco a Vila!

Celebramos hoje, pela primeira vez, a Elevação do Samouco Vila a 28 de Janeiro, o dia real da elevação, a data em que foi publicado o diploma e em que passou a ser oficial esta categoria. A Junta de Freguesia

repôs, finalmente e com suporte legal a genuína data de elevação a Vila, o dia da publicação da Lei!

Celebramos hoje, não da forma que queríamos, mas sim da forma possível devido ao infeliz momento pandémico que vivemos.

O nosso Concelho celebrou recentemente a 15 de Janeiro a Restauração do Concelho de Alcochete em 1898. Serve-nos como exemplo a celebração da data em paralelismo com a celebração da Elevação do Samouco a Vila.

A população de Alcochete não festejou a aprovação do decreto, aguardou sim a hora da publicação do decreto em diário do governo impresso na imprensa nacional, momento a partir do qual o decreto passou a ter efeito legal.

Assim foi com o Samouco já em pleno Século XXI. Não podíamos continuar a celebrar uma data de uma mera aprovação, que nada verteu para a legalidade, que nada alterou nas nossas vidas. Foi sim a 28 de Janeiro de

2005 que foi publicada em Diário da República a Lei nº 26/2005.

Foi partir desse dia, há 17 anos, que orgulhosamente ostentamos o título de Vila, reconhecimento do trabalho que gerações de mulheres e homens fizeram na nossa terra para que reuníssemos os requisitos necessários

para tal.

A elevação do Samouco a Vila constitui um momento marcante para a nossa população

Ficámos vaidosos com o facto, não é Vila qualquer localidade que queira, é Vila uma localidade que ofereça as condições necessárias a esta denominação. O Samouco atingiu um auge de desenvolvimento que lhe permitiu

este reconhecimento, a sua população contava com infraestruturas e serviços como até então nunca tinha tido, possuímos um património cultural material e imaterial muito próprio e que fora reconhecido.

Hoje, 17 anos depois, ao lermos a lista dos pressupostos que deram lugar a esta orgulhosa denominação, podemos verificar que infelizmente já não podemos contar com alguns deles e outros estão debilitados ou em

risco de desaparecer. Hoje, 17 anos depois, ainda o brasão de arma da freguesia, a nossa marca e identidade oficial, ostenta apenas a identificação de Freguesia, nunca tendo sido alterado para Vila.

A Junta de Freguesia já iniciou esforços e contactos no sentido de em tempo útil alterar o brasão de armas para os 4 castelos de Vila e com a identificação de Vila do Samouco.

É nosso objetivo continuar a trabalhar em conjunto com a Câmara Municipal e todos os parceiros públicos ou privados que conseguirmos reunir para permitir que o Samouco retome o caminho do desenvolvimento, que

a nossa população possa continuar a usufruir do mundo atual e moderno em que vivemos com uma política e serviços de proximidade aliados ao bem-estar que tanto apreciamos.

A exemplo disso estará disponível a partir do dia um de fevereiro o balcão SNS24, para acesso e prestação de serviços digitais e de telessaúde aos cidadãos.

Para tal estaremos com visão no futuro e honrando a tradição com o rigor que lhe é merecido.

Viva a Vila do Samouco!

Vivam os Samouqueiros!