Comemorações do Dia Mundial da Criança – Galeria de Fotografias

Decorreram ontem, dia 1 de Junho, as comemorações desta data tão especial: o Dia Mundial da Criança.

Pela manhã, na Praça José Coelho, a Câmara Municipal de Alcochete organizou uma manhã infantil, com o apoio da Junta de Freguesia do Samouco na parte das pinturas, que cedeu as folhas e as tintas.

À tarde, pelas 18h30, decorreu no Salão Nobre da Junta de Freguesia a abertura da exposição e entrega de prémios do 3º Concurso de Desenho “Samouco nas Mãos de Uma Criança”, este ano com o tema da praia do Samouco. No âmbito desta cerimónia, as crianças e familiares presentes assistiram ao conto “O Príncipe Cinderelo”, interpretado por fantoches, elaborados por Helena Cruz.

A Junta de Freguesia recebeu por parte das escolas da freguesia 189 desenhos, um número muito superior ao do concurso passado e o júri, composto por Helena Cruz, em representação da Junta de Freguesia, a professora Olívia, em representação do Agrupamento de Escolas de Alcochete e o professor Carlos Vidal, da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, deliberou no dia 25 de Maio quais os desenhos vencedores.

Este é um trabalho que só é possível, não só devido à disponibilidade e predisposição do júri em colaborar com a Junta de Freguesia, mais uma vez, mas também pelo envolvimento das professoras, educadoras e pessoal auxiliar do estabelecimento de ensino da nossa freguesia. A todos eles, o nosso agradecimento.

Assim, ficou deliberado que seriam distinguidos três prémios para o pré-escolar e três prémios para a Escola Primária. Foram eles, atribuídos ao pseudónimo que a criança utilizou no processo de criação:

3º Prémio do Pré-escolar: à criança com o pseudónimo Manuel Melga;

2º Prémio do Pré-escolar: à criança com o pseudónimo Leão Marinho;

1º Prémio do Pré-escolar: à criança com o pseudónimo Nina;

3º Prémio da Escola Primária: à criança com o pseudónimo Estrela;

2º Prémio da Escola Primária: à criança com o pseudónimo Ivie;

1º Prémio da Escola Primária: à criança com o pseudónimo Borboleta Rosa;

Todos os participantes irão receber um diploma de participação, que será entregue nas escolas.

Este é, sem dúvida, um projecto para continuar, cujo objectivos têm sido cumpridos de ano para ano: o de envolver a população escolar na promoção e implementação do gosto pelo desenho, o de valorizar a criatividade e o imaginário infantil e o de incentivar o desenvolvimento de competências e a prática da expressão artística.

A todos os presentes, aos nossos pequenos (grandes) artistas e a todos os pais e familiares, o nosso muito obrigado.

A Junta de Freguesia do Samouco