Notícias

Associação Desportiva Samouquense celebra 56º aniversário

A 15 de agosto de 1965 nascia a Associação Desportiva Samouquense, uma coletividade que muito nos orgulha pela forma como, desde sempre, tem desenvolvido um excelente trabalho em prol do desporto e cultura, elevando o nome da nossa vila, contribuído fortemente para a história do Samouco.

O executivo da Junta de Freguesia agradece o esforço, dedicação, envolvimento e persistência de mulheres e homens que, ao longo destes 56 anos, tem permitido ao “clube” promover inúmeras atividades desportivas e culturais de forma saudável.

Parabéns à Associação Desportiva Samouquense!

Mais uma vez, de forma diferente mas com enorme significado, Junta de Freguesia celebra as Festas em Honra de Nossa Senhora do Carmo

É já no próximo dia 16 de julho que a Junta de Freguesia do Samouco, com o apoio da Igreja Paroquial de São Brás e da Associação de Festas Populares do Samouco, dão início a um fim de semana com diversas iniciativas que pretendem, uma vez mais, assinalar das Festas em Honra de Nossa Senhora do Carmo.

Saber mais

Junta de Freguesia do Samouco volta a apoiar no preenchimento e entrega das declarações de IRS

Sendo obrigatória a entrega da declaração de IRS através do Portal das Finanças, pela Internet, e tal como o ano anterior, a Junta de Freguesia do Samouco irá apoiar a população no preenchimento e entrega da referida declaração relativa ao ano de 2018. 

Entre 3 de Abril e 30 de Junho, as pessoas singulares, trabalhadores dependentes, pensionistas e reformados, recenseados na nossa freguesia e titulares dos rendimentos das Categorias A (Trabalho Dependente) e H (Pensões) poderão dirigir-se às instalações da Junta de Freguesia, a fim de serem auxiliados neste processo.

Consideram-se não incluídos neste apoio os titulares que tenham auferido outro tipo de rendimentos, como de Trabalho Independente (regime simplificado, acto isolado ou contabilidade organizada), de Capitais, Prediais (rendas), de Mais-Valias e Outros Incrementos Patrimoniais (títulos de investimento, como acções), de Herança Indivisa ou Obtidos no Estrangeiro.

O apoio será realizado no seguinte horário: de segunda a sexta-feira – das 10H às 12H e das 14.30H às 17H.

Para mais informações, consulte a Junta de Freguesia através do 21 231 5597.

Workshop de Cola Quente – Sala do Coreto

O Centro Comunitário Cais do Sal, em conjunto com a Cercima, promove um Workshop intitulado “Cais Art – Workshop: Cola Quente”, no dia 1 de Abril, das 14h30 às 17h00 na Sala do Coreto, no Samouco.

O Workshop é gratuito, mediante inscrição através do 21 234 03 80 ou através do e-mail caisdosal@cercima.pt.

Parabéns aos nossos artistas!

Realizou-se hoje a cerimónia de abertura e entrega dos prémios da Exposição “Samouco nas Mãos de uma Criança / Samouco em Tempos de Festa”, que contou com a exibição de 170 desenhos das crianças do Jardim de Infância e da Escola Primária do Samouco.

Esta é a uma iniciativa que a Junta de Freguesia tem vindo a fomentar ao longo do último mandato, com o objectivo de incentivar o gosto pelas artes, neste caso pelo desenho e pela pintura. Este ano, colocámos o desafio às crianças de desenharem sobre as Festas Populares do Samouco, tendo sido com grande agrado que vemos, através destas obras-de-arte, a forma como os mais pequenos sentem e veem o Samouco.

A Junta de Freguesia foi o júri, assim como uma professora representante do Agrupamento de Escolas de Alcochete, e foram escolhidos os vencedores sem se saber quem eram as crianças: todos os nossos pequenos grandes artistas assinaram o seu desenho com um nome artístico à sua escolha. O concurso foi dividido entre Jardim de Infância e Escola Primária. A confirmação da identidade da criança só foi feita nesta cerimónia com base numa lista fornecida pelos professores.

Presentes estiveram algumas das crianças participantes e outro público curioso em ver a exposição, a quem agradecemos a presença, e o Prof. Rodolfo Viegas, Director do Agrupamento de Escolas de Alcochete, a quem a Junta de Freguesia agradece a colaboração.

Estes são os desenhos vencedores:

Aqui fica a lista de vencedores:

Fila superior – Jardim de Infância:

  • Desenho da direita – 3º classificado – Nome artístico: Lili – DÂNIA GOMES
  • Desenho da esquerda – 2º classificado – Nome artístico: Beatriz – MELANIE CARRIÇO
  • Desenho do centro – 1º classificado – Nome artístico: Joaninha – MAFALDA MIGUEL

Fila de baixo – Escola Primária:

  • Desenho da direita – 3º classificado – Nome artístico: Body Marly – DIOGO DE ALMEIDA DO CARMO
  • Desenho da esquerda – 2º classificado – Nome artístico: Tayny – JOANA ERVEDOSO DAMIÃES
  • Desenho do centro – 1º classificado – Nome artístico: Kika 91 – ELIANA TAVARES

A Junta de Freguesia entrará em contacto com os vencedores que não estavam presentes para proceder à entrega dos prémios.

A exposição estará aberta até dia 23, durante o horário de funcionamento da Junta de Freguesia.

Galeria de fotografias

Esclarecimento – Homenagem a Nossa Senhora do Carmo

INFORMAÇÃO À POPULAÇÃO

Na sequência do comunicado emitido pela Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense como justificação acerca da indisponibilidade dos seus músicos para participarem na homenagem a Nossa Senhora do Carmo que se realizou ontem, dia 16 de julho, importa prestar a seguinte informação e esclarecimento:

Apesar da existência de algumas dificuldades de ter todos os músicos disponíveis, situação que se verifica de acordo com a informação prestada pela direção da SFPLS na reunião de 26 de maio, e da presumível realização da corrida de touros para a mesma data, não foi colocada a hipótese de não ser garantida a participação no evento proposto pela Junta de Freguesia.

Na referida reunião, e porque a participação da banda nas corridas de touros efetua-se com um número reduzido de músicos, a informação da direção da SFPLS foi que poderia participar nos dois eventos, devendo ser analisada a distribuição dos músicos, situação que é da inteira responsabilidade da SFPLS.

Ao contrário do referido no comunicado da SFPLS, o Presidente da Junta de Freguesia não foi contactado por diversas vezes e, no caso da chamada que evocam ter efetuado e que não foi retribuída, o executivo da Junta de Freguesia questiona o motivo pelo qual o Sr. Presidente da SPFLS não insistiu na mesma ou não deixou uma mensagem, uma vez que o assunto era de carácter urgente.

O executivo da Junta de Freguesia esclarece ainda que, o Sr. Presidente da SFPLS, após ter conhecimento que a corrida de touros tinha sido cancelada, situação que se verificou no dia 5 de julho, não ter efetuado qualquer contacto no decorrer dessa semana, e não colocou a situação aos músicos no ensaio realizado nessa semana, tendo-o feito apenas após ter conhecimento que o Sr. Padre Jorge Lajes de Almeida apresentou a homenagem na missa realizada no dia 11 de julho. De referir ainda que era do total desconhecimento do executivo da Junta de Freguesia o adiamento ou cancelamento da corrida de touros, facto que a SFPLS já tinha conhecimento há alguns dias.

Também ao contrário do que é referido, a inserção da charanga da SFPLS no cartaz do programa das Festas em Honra de Nossa Senhora do Carmo não teve por base qualquer suposição mas sim o compromisso anteriormente assumido entre as partes. A Junta de Freguesia não colocaria nada em cartaz oficial que não estivesse previamente assumido.

Relativamente aos espetáculos cancelados, os mesmos tiveram a orientação da autoridade de saúde local que se baseou nas Resoluções do Conselho de Ministros e não por escolha/decisão da Junta de Freguesia. Foi, assim, considerado, que uma iniciativa em movimento acarretava mais riscos do que a homenagem, em que os músicos não sairiam do mesmo sítio nem estariam em contacto com outras pessoas.

Em momento algum, e tal como transmitido ao Sr. Presidente da SFPLS, as questões de segurança de todos os intervenientes foi colocada em causa, tendo sido explicada a forma como a homenagem se iria realizar, acautelando todas as questões de higiene e segurança previstas no âmbito das orientações da pandemia da COVID-19. No que concerne a este assunto, desde a primeira hora que era do conhecimento da direção da SFPLS que, e a título de exemplo, apenas seria permitido o acesso ao adro da igreja aos músicos, organização, pároco e dos 4 elementos que transportariam o andor.

No que respeita aos possíveis aglomerados de pessoas, foi ainda garantido que estaria presente a GNR para acautelar esta situação, tal como se veio a verificar. O público foi respeitoso, utilizou sempre a máscara de proteção e não se verificaram ajuntamentos.

O executivo da Junta de Freguesia lamenta que a informação da indisponibilidade dos músicos tenha sido apresentada apenas pelas 23 horas do dia anterior à realização da Homenagem a Nossa Senhora do Carmo, facto este que poderia colocar em causa a realização do evento. Sendo a direção da SFPLS conhecedora, desde o dia 5 de julho, que a corrida de touros não se realizaria, facto que erradamente apresenta como justificação para não se ter comprometido com a homenagem proposta pela Junta de Freguesia, consideramos que a situação poderia e deveria ter sido colocada aos músicos de forma mais antecipada e não apenas no dia anterior ao da realização do evento.

Por isso, muito temos a agradecer à nossa conterrânea Fernanda Vila Cova, que de forma totalmente voluntária, assegurou esta homenagem cantando à capela a Nossa Senhora, tendo viabilizado a concretização deste ponto do programa.

O executivo da Junta de Freguesia considera ainda que o facto da realização da homenagem estar dependente da autorização/parecer da autoridade de saúde local não poderia colocar em causa o compromisso assumido ou o adiar da apresentação do mesmo aos músicos. Como pior das hipóteses, aquilo que poderia acontecer era a emissão de um parecer negativo e, aí sim, o evento seria cancelado, facto que não se verificou.

Perante estes factos, o executivo da Junta de Freguesia considera que, durante todo este processo, atuou sempre com zelo, de forma séria, transparente e nunca com base em suposições ou falta de bom senso.

Para o executivo da Junta de Freguesia a SFPLS, tal como todas as outras coletividades da vila do Samouco, merece toda a consideração, facto que se comprova facilmente pela forma como temos apoiado e reconhecido a sua atividade, incluindo o reforço do apoio financeiro efetuado no período em que, por motivos óbvios, não era possível a SFPLS desenvolver qualquer atividade.    

Continuaremos, como sempre, disponíveis para apoiar o trabalho desenvolvido por todas as nossas coletividades, pois é essa a nossa forma de estar na Junta de Freguesia.

Visitem a Exposição dos pequenos grandes artistas do Samouco

Chama-se “Samouco nas Mãos de uma Criança / Samouco em Tempos de Festa” e é um concurso e exposição que reúne os desenhos dos pequenos grandes artistas da nossa vila. Crianças que demonstram, através da sua visão e dando asas à sua imaginação, como veem o Samouco, em particular as suas festividades.

Este concurso é promovido anualmente pela Junta de Freguesia e tem como objetivo fomentar o gosto das crianças pelas artes, neste caso a pintura, incentivando-as a criar conforme a sua visão do mundo que as rodeia.

Todos os desenhos estarão em exposição no Salão Nobre da Junta de Freguesia, no âmbito das comemorações simbólicas das Festas Populares em Honra de Nossa Senhora do Carmo, iniciativa da Junta de Freguesia, da Paróquia da Igreja de S. Brás e da Associação de Festas Populares do Samouco.

A inauguração desta exposição e entrega de prémios aos melhores desenhos decorre no dia 17 de julho, pelas 18h30, e a exposição estará aberta ao público até dia 23, durante o horário de funcionamento da Junta de Freguesia, para todos aqueles que queiram ver as obras de arte destes artistas.

Junte-se a nós.

Assembleia de Freguesia Extraordinária

Realiza-se amanhã, pelas 21h00, no Salão Nobre da Junta de Freguesia do Samouco, uma Assembleia de Freguesia Extraordinária, com a seguinte Ordem de Trabalhos: Posto CTT na Freguesia do Samouco.

O edital de informação está afixado nos locais habituais.

Previsão de temperaturas elevadas – Apelo à população

Tendo em consideração a previsão de temperaturas elevadas para os próximos dias e o risco no impacto em saúde existente, apelamos à população que tome as devidas medidas que permitam proteger dos efeitos do calor intenso na saúde mantendo-se informada, hidratada e fresca.

Neste contexto de temperaturas elevadas, a Direção-Geral da Saúde recomenda:

  • Beba água ou sumos de fruta natural, mesmo quando não tem sede, e evite o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Faça refeições frias, leves e coma mais vezes ao dia;
  • Utilize roupa larga, que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção UVA e UVB;
  • Mantenha-se em ambientes frescos arejados, pelo menos 2 a 3 horas por dia;
  • Evite a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas;
  • Utilize protetor solar, com fator igual ou superior a 30 e renove a sua aplicação de 2 em 2 horas e após os banhos na praia ou piscina;
  • Evite atividades que exijam grandes esforços físicos, nomeadamente, desportivas e de lazer no exterior;
  • Se trabalhar no exterior, hidrate-se frequentemente, proteja-se com roupa larga e chapéu e trabalhe acompanhado porque em situações de calor extremo poderá ficar confuso ou perder a consciência;
  • Escolha as horas de menor calor para viajar de carro e não permaneça dentro de viaturas estacionadas e expostas ao sol;
  • Tenha especial atenção com os doentes crónicos, grávidas, crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida;
  • Se está grávida modere a atividade física, evite a exposição direta ao sol e ingira frequentemente líquidos;
  • Assegure que as crianças consomem frequentemente água ou sumos de fruta natural e que permanecem em ambiente fresco e arejado. As crianças com menos de 6 meses não devem estar sujeitas a exposição solar, direta ou indireta;
  • Contacte e acompanhe os idosos e outras pessoas que vivam isoladas. Assegure a sua correta hidratação e permanência em ambiente fresco e arejado;
  • Se é doente crónico, ou está sujeito a terapêuticas e/ou dietas específicas, siga as recomendações do seu médico assistente ou do Centro de Contacto do SNS 24: 808 24 24 24;
  • No período de maior calor, corra as persianas ou portadas. Ao entardecer deixe que o ar circule pela casa;
  • Se estiver num espaço público climatizado, proteja-se, use sempre máscara e mantenha a distância física. Mantenha-se informado quanto às previsões meteorológicas e siga as recomendações da Direção-Geral da Saúde;
  • Em caso de emergência ligue 112Para mais informações ligue para o Centro de Contacto SNS24: 808 24 24 24.

JUNTA DE FREGUESIA ATRIBUI SUBSÍDIO EXTRAORDINÁRIO À ADS, NO VALOR DE 1.000€, PARA REALIZAÇÃO DE TESTES À COVID-19

Tendo por base a Orientação n.º 36/2020 de 25 de agosto, atualizada a 17 de abril de 2021, emitida pela Direção Geral de Saúde, no que concerne ao regresso aos treinos e competição em segurança, minimizando os riscos de transmissão do SARS-CoV-2, e a importância da retoma da atividade desportiva, o executivo da Junta de Freguesia do Samouco resolveu atribuir um subsídio extraordinário, no montante de 1.000€ à Associação Desportiva Samouquense para fazer face às despesas com a realização de testes laboratoriais para SARS-CoV2 aos praticantes das diversas equipas de futebol, equipas técnicas e demais intervenientes.

Reconhecendo a extrema importância da atividade desenvolvida pela Associação Desportiva Samouquense, e tendo em consideração as dificuldades na sua retoma, motivadas pela pandemia da COVID-19, a Junta de Freguesia considera este apoio de extrema relevância, pois veio possibilitar dar cumprimento ao ponto n.º 23 da citada orientação, que tornou obrigatória a apresentação de um resultado negativo num teste laboratorial para SARS-CoV-2 , nas 72 horas anteriores ao início da atividade, permitindo assim dar continuidade a um trabalho meritório e competente.

Junta de Freguesia acolhe aulas de yoga

A partir do próximo dia 27 de maio, pelas 18 horas, o salão da Junta de Freguesia irá acolher aulas de yoga orientadas pela instrutora Ana Fina.

Estas aulas, destinadas a adultos, terão como limite de 10 inscrições e ocorrerão todas as quintas-feiras.

As inscrições poderão ser efetuadas presencialmente na Junta de Freguesia ou através do n.º 21 231 55 97.

Pretende-se com esta ação promover o bem estar, melhorar o equilíbrio e postura, o auto-conhecimento, a concentração e a memória.

Participe.