Notícias

Junta de Freguesia do Samouco volta a apoiar no preenchimento e entrega das declarações de IRS

Sendo obrigatória a entrega da declaração de IRS através do Portal das Finanças, pela Internet, e tal como o ano anterior, a Junta de Freguesia do Samouco irá apoiar a população no preenchimento e entrega da referida declaração relativa ao ano de 2018.

Entre 3 de Abril e 30 de Junho, as pessoas singulares, trabalhadores dependentes, pensionistas e reformados, recenseados na nossa freguesia e titulares dos rendimentos das Categorias A (Trabalho Dependente) e H (Pensões) poderão dirigir-se às instalações da Junta de Freguesia, a fim de serem auxiliados neste processo.

Consideram-se não incluídos neste apoio os titulares que tenham auferido outro tipo de rendimentos, como de Trabalho Independente (regime simplificado, acto isolado ou contabilidade organizada), de Capitais, Prediais (rendas), de Mais-Valias e Outros Incrementos Patrimoniais (títulos de investimento, como acções), de Herança Indivisa ou Obtidos no Estrangeiro.

O apoio será realizado no seguinte horário: de segunda a sexta-feira – das 10H às 12H e das 14.30H às 17H.

Para mais informações, consulte a Junta de Freguesia através do 21 231 5597.

Workshop de Cola Quente – Sala do Coreto

O Centro Comunitário Cais do Sal, em conjunto com a Cercima, promove um Workshop intitulado “Cais Art – Workshop: Cola Quente”, no dia 1 de Abril, das 14h30 às 17h00 na Sala do Coreto, no Samouco.

O Workshop é gratuito, mediante inscrição através do 21 234 03 80 ou através do e-mail caisdosal@cercima.pt.

Junta de Freguesia homenageia a SFPLS pelo seu centenário com a criação de um monumento

Em homenagem à SFPLS – Sociedade Filarmónica Progresso & Labor Samouquense pela comemoração do seu 100º aniversário, a Junta de Freguesia irá inaugurar um monumento em honra da SFPLS. No dia 1 de Dezembro, data do aniversário da SFPLS, pelas 11h00, na Praça José Coelho, a Junta de Freguesia convida toda a população a assistir à cerimónia.

Este é o programa:

  • 11h10 – Descerrar do Monumento
  • 11h15 – Benção do Monumento pelo Pároco Jorge Lajes Almeida
  • 11h20 – Intervenção do Presidente da Sociedade Filarmónica Progresso & Labor Samouquense, Dário Moura
  • 11h30 – Intervenção do Presidente da Junta de Freguesia do Samouco, Pedro Ferreira

Esta é uma homenagem muito meritória, símbolo do reconhecimento público do trabalho realizado pela nossa Sociedade, que tão bem tem elevado o nome do Samouco, ao longo deste centenário, nas várias áreas e actividades que dinamiza. Com este monumento queremos deixar imortalizados os fundadores e trabalhadores da SFPLS, que tanto contribuíram para o seu sucesso e que hoje se podem orgulhar do trabalho desenvolvido.

Que continuem a elevar o nome da nossa vila! O executivo da Junta de Freguesia congratula a SFPLS por este marco histórico.

O Natal no Samouco – conheça todas as actividades da Junta de Freguesia

A menos de um mês para o Natal, a Junta de Freguesia organizou uma série de actividades para a população – miúdos e graúdos.

➡ Todas as quartas-feiras e sábados, até dia 24 de Dezembro (Véspera de Natal), passe pelo Mercado de Natal
– Artesanato no Mercado Municipal.

➡ A partir desta sexta-feira, dia 29 de Novembro e até dia 6 de Janeiro, a Junta de Freguesia iluminará a Igreja de S. Brás com as luzes de Natal.

➡ De 4 a 17 de Dezembro, não perca a Feira do Livro, na Biblioteca da Junta de Freguesia.

➡ No dia 16 de Dezembro às 10:00 na Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, para além da Festa de Natal dos estabelecimentos de ensino e oferta de lembranças às crianças, não perca a Peça de Teatro: “A casa dos doces”.

➡ No dia 18 de Dezembro às 14:30, na Biblioteca da Junta de Freguesia, leve as suas crianças a assistir ao Conto de Natal: “Feliz Natal Lobo Mau”, de Clara Cunha.

➡ No dia 19 de Dezembro às 14:30 no Salão Nobre da Junta de Freguesia, há sessão de cinema com o filme de Natal: “Grinch”.

➡ No dia 20 de Dezembro às 14:30, na Biblioteca da Junta de Freguesia, participe no Atelier de Natal: “Vem construir
a tua árvore de Natal”.

Contamos com a vossa participação.

Margarida de Papelão encanta na sua inauguração – Até dia 24 de Novembro

Dando continuidade ao trabalho de promoção da cultura, desta vez através do artesanato, no passado dia 17 de Novembro o Salão Nobre da Junta de Freguesia acolheu, num clima de alegria e surpresa para todos aqueles que marcaram presença, a exposição Margarida de Papelão.
Uma exposição que está, pela primeira vez, patente ao público e que apela para a importância da reciclagem de materiais, especialmente do papelão, encantou os presentes despertando-lhes sentimentos únicos.
Aproveite para descobrir este magnífico mundo de Margarida de Papelão até este domingo, dia 24 de Novembro.
Contamos consigo!

30º aniversário da Convenção Sobre os Direitos da Criança, uma data que importa lembrar

Celebra-se hoje, 20 de novembro, o 30º aniversário da Convenção Sobre os Direitos da Criança, documento que enuncia um amplo conjunto de direitos civis, políticos, económicos, sociais e culturais – de todas as crianças, bem como as respectivas disposições para que sejam aplicados.
A Convenção assenta em quatro pilares fundamentais que estão relacionados com todos os outros direitos das crianças:
  • – A não discriminação, que significa que todas as crianças têm o direito de desenvolver todo o seu potencial – todas as crianças, em todas as circunstâncias, em qualquer momento, em qualquer parte do mundo.
  • – O interesse superior da criança deve ser uma consideração prioritária em todas as acções e decisões que lhe digam respeito.
  • – A sobrevivência e desenvolvimento sublinha a importância vital da garantia de acesso a serviços básicos e à igualdade de oportunidades para que as crianças possam desenvolver-se plenamente.
  • – A opinião da criança que significa que a voz das crianças deve ser ouvida e tida em conta em todos os assuntos que se relacionem com os seus direitos.

Considerando que os direitos da criança são fundamentais para o seu desenvolvimento, e que os mesmos deveriam estar implementados, no dia-a-dia, em todos os estados do mundo, a Junta de Freguesia do Samouco associa-se a esta importante data, sensibilizando todos para a importância da mesma.

FlexIP – EDP volta a escolher o Samouco para projecto piloto

No passado dia 15 de Novembro, o Salão Nobre da Junta de Freguesia do Samouco foi palco da apresentação do projecto piloto FlexIP – Sistema de Controlo e Telegestão de Iluminação Pública, projecto este desenvolvido no âmbito do INTEGRID e que procura melhorar a qualidade serviço de iluminação pública, tornando-a mais eficaz e reduzindo custos.
O projecto está a ser desenvolvido em 26 luminárias LED existentes na zona da Quinta da Caixeira, nas Ruas Fernando Lopes Graça e do Poder Local e na Praceta Manuel Bernardo Gonçalves, através de um sensor de movimento de pessoas e veículos. Pretende-se com o mesmo adequar o fluxo luminoso, após a detecção do movimento, durante um intervalo de tempo, podendo ser ajustado de acordo com as condições meteorológicas, possibilitando ainda o envolvimento da comunidade através do código QR.
Para o executivo da Junta de Freguesia é com satisfação que o Samouco é, uma vez mais, alvo de preferência por parte da EDP para implementação de um projecto que será disseminado por todo o país.

Exposição “Margarida de Papelão” – de 17 a 24 de Novembro na Junta de Freguesia

Continuando o trabalho de promoção do artesanato, o Salão Nobre da Junta de Freguesia do Samouco recebe, de 17 a 24 de Novembro, a exposição “Margarida de Papelão”, de Paula Margarida Pimentel.

A exposição, que apela para a importância da reciclagem e onde os materiais ganham vida num mundo de fantasia, poderá ser visitada nos dias de semana das 10h00 às 12h00 e das 14h30 às 17h00, sábado e domingo das 15h00 às 18h00.

Sendo esta a primeira vez que esta exposição estará aberta ao público, não pode deixar de ser motivo de orgulho para a Junta de Freguesia o facto da artesã pretender dar a conhecer o seu trabalho na nossa vila.

Uma exposição que, decerto, não vai querer perder.

Esperamos por si!

Está a chegar mais uma Caminhada Solidária – Dia 9 de Novembro

Está a chegar a 6ª Caminhada Solidária da Paróquia de S. Brás do Samouco, no dia 9 de Novembro, pelas 15h00. Sob o lema “Seja solidário, alimente sorrisos caminhando“, esta iniciativa organizada pela Paróquia, que conta com o apoio da Junta de Freguesia do Samouco, da Câmara Municipal de Alcochete e de todas as colectividades e forças vivas da nossa vila, é uma força de ajudar quem mais precisa, uma vertente solidária que a Junta de Freguesia apoia desde a primeira edição.

A concentração é junto à igreja, pelas 15h00, e as condições de participação é doar um alimento, não perecível, para ser doado. No final da caminhada, haverá magusto.

Mais uma vez, é uma honra para nós voltarmos a acolher Albertina Dias, atleta olímpica, que amadrinha esta iniciativa.

Contamos com a participação de todos!

Junta de Freguesia reuniu com Director Executivo do ACES Arco Ribeirinho e reivindicou mais e melhores cuidados de saúde

Na sequência da reiterada falta de pessoal médico e auxiliar que se verifica na Extensão do Centro de Saúde de Alcochete no Samouco, o Presidente da Junta de Freguesia reuniu com o Director Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Arco Ribeirinho, Dr. Miguel Lemos, no passado dia 1 de Outubro, apontando as falhas na prestação de serviços e exigindo mais e melhores cuidados de saúde.

Sendo uma unidade de saúde com capacidade e necessidade de prestar um melhor serviço, nas diversas exigências apresentadas, foi solicitado o reforço de pessoal médico, de enfermagem e auxiliar que possa dar resposta, de forma condigna, às necessidades da população do Samouco.

Acompanhado pela Dra. Raquel Bettencourt, do Conselho Clínico e de Saúde, e pelo Dr. Carlos Afonso, Coordenador do Centro de Saúde de Alcochete, o responsável do ACES Arco Ribeirinho assumiu o compromisso de trabalhar no reforço de pessoal, reconhecendo que o número de utentes é excessivo para a única médica que presta serviço na Extensão do Centro de Saúde de Alcochete no Samouco.

O Presidente da Junta de Freguesia, aproveitou ainda para informar a disponibilidade da autarquia para, em conjunto, se encontrar uma solução célere no sentido de se construir uma pala/abrigo que dê resposta à necessidade dos utentes que continuam, de madrugada e até à abertura das instalações, a ter que aguardar no exterior pela marcação das consultas.

Porque a saúde, e o acesso à mesma, é um direito, porque o ACES Arco Ribeirinho tem como missão “garantir aos cidadãos e à comunidade onde está inserido, enquanto grupo-alvo da sua intervenção de proximidade, uma maior acessibilidade à prestação de cuidados de saúde primários de qualidade”, e porque é imperioso dar resposta aos problemas da nossa população, a Junta de Freguesia continuará atenta, reivindicará e lutará, junto das entidades responsáveis, por serviços de saúde que respondam às necessidades de todos.

Luso e Buçaco acolheram passeio dos reformados, pensionistas e idosos da Freguesia do Samouco

Foi num ambiente de alegria, diversão e vontade de passear e conhecer outros lugares que se realizou, no passado dia 21 de Setembro, o tradicional Passeio dos Reformados, Pensionistas e Idosos da freguesia do Samouco, desta vez por terras do Luso e Buçaco.

Apesar de o tempo nem sempre ter colaborado, os cerca de 140 viajantes puderam desfrutar de paisagens com uma beleza única e, ao mesmo tempo, admirar edifícios de uma arquitectura ímpar, por terras da Bairrada.

Esta foi mais uma iniciativa que a Junta de Freguesia concretizou e que vai ao encontro do programa eleitoral sufragado pela população.

Aqui fica a galeria de fotografias.

As fotografias foram tiradas e cedidas pelo Jorge Rezendo.

Inauguração da exposição – Escola do Samouco 70 Anos “O que fomos e o que somos” foi um êxito

Foi com “casa cheia” que, no passado dia 10 de Setembro, a Escola Básica do Samouco foi palco da inauguração de uma exposição alusiva aos seus 70 anos. Sete décadas de histórias e aprendizagens, retratados de forma a fazer recordar todos aqueles que um dia passaram pela Escola Primária.

Para o Presidente da Junta de Freguesia, Pedro Ferreira, esta “é uma exposição que muito marca a vida da nossa freguesia”, sendo “um orgulho enorme estar a reviver os 70 anos de um espaço de eleição da vila do Samouco”.

Considerou que ainda que “as escolas são espaços de eleição pois são instituições imprescindíveis para o desenvolvimento e para o bem estar das pessoas, das organizações e das sociedades democráticas baseadas na cultura integral das crianças, apontando para o desenvolvimento crescente das suas qualidades do ponto de vista físico, intelectual, moral e artístico, capaz de as preparar para uma intervenção activa e consciente na sociedade, transformando-as em agentes da mudança no sentido de uma sociedade mais justa, avançada, mais igualitária e solidária.”

Através do incremento do bom relacionamento com a comunidade educativa, esta exposição vai ao encontro dos objectivos e projectos propostos para o presente mandato. Nela é possível encontrar os muitos projectos que se desenvolveram e que contribuíram para a formação integral das crianças que a habitaram, promovendo a sua consciência ambiental, a adopção de hábitos saudáveis e de preservação das suas tradições culturais, projectos que, em grande parte, contaram com o apoio da Junta de Freguesia que, também neste âmbito, sempre manteve uma proximidade à escola.

Através da fotografia e de diversos objectos utilizados no passado, procurou-se traduzir as vivências, alegrias, trabalhos, brincadeiras e obras que melhoraram este espaço, e que permitiram às crianças terem melhores condições de ensino.

Em suma, uma exposição única, repleta de boas recordações que alegrou e emocionou todos quanto a visitaram.

O executivo da Junta de Freguesia não pode deixar de enaltecer e agradecer o excelente trabalho desenvolvido pelas professoras Isabel Cristina Fernandes e Fernanda Veríssimo, pela coordenadora, professoras e pessoal não docente da Escola Básica do Samouco. Agradecimento extensível também a todas e todos que, através da cedência de fotografias, outros materiais e informações, possibilitaram a concretização desta exposição e à empresa Imagens Vibrantes, pelo apoio na impressão dos painéis.

A todos os que visitaram a exposição, o nosso obrigado.