Notícias

Junta de Freguesia do Samouco volta a apoiar no preenchimento e entrega das declarações de IRS

Sendo obrigatória a entrega da declaração de IRS através do Portal das Finanças, pela Internet, e tal como o ano anterior, a Junta de Freguesia do Samouco irá apoiar a população no preenchimento e entrega da referida declaração relativa ao ano de 2018.

Entre 3 de Abril e 30 de Junho, as pessoas singulares, trabalhadores dependentes, pensionistas e reformados, recenseados na nossa freguesia e titulares dos rendimentos das Categorias A (Trabalho Dependente) e H (Pensões) poderão dirigir-se às instalações da Junta de Freguesia, a fim de serem auxiliados neste processo.

Consideram-se não incluídos neste apoio os titulares que tenham auferido outro tipo de rendimentos, como de Trabalho Independente (regime simplificado, acto isolado ou contabilidade organizada), de Capitais, Prediais (rendas), de Mais-Valias e Outros Incrementos Patrimoniais (títulos de investimento, como acções), de Herança Indivisa ou Obtidos no Estrangeiro.

O apoio será realizado no seguinte horário: de segunda a sexta-feira – das 10H às 12H e das 14.30H às 17H.

Para mais informações, consulte a Junta de Freguesia através do 21 231 5597.

Workshop de Cola Quente – Sala do Coreto

O Centro Comunitário Cais do Sal, em conjunto com a Cercima, promove um Workshop intitulado “Cais Art – Workshop: Cola Quente”, no dia 1 de Abril, das 14h30 às 17h00 na Sala do Coreto, no Samouco.

O Workshop é gratuito, mediante inscrição através do 21 234 03 80 ou através do e-mail caisdosal@cercima.pt.

Junta de Freguesia reivindica mais e melhores cuidados de saúde

Devido à reiterada falta de pessoal médico e auxiliar que se verifica na Extensão do Centro de Saúde de Alcochete no Samouco, a Junta de Freguesia reivindicou, junto do Director Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde Arco Ribeirinho, mais e melhores cuidados de saúde naquele unidade.

Entendemos que esta unidade de saúde tem capacidade para prestar um melhor atendimento e que a população da freguesia do Samouco não pode continuar privada de ter acesso a um serviço condigno e que dê resposta às suas necessidades.
Pensamos que é tempo das entidades responsáveis olharem para este problema de forma séria, dotando esta unidade de saúde dos meios humanos necessários, honrando assim a missão Garantir à população, da Região de Lisboa e Vale do Tejo, o acesso à prestação de cuidados de saúde, adequando os recursos disponíveis às necessidades e cumprir e fazer cumprir políticas e programas de saúde na sua área de intervenção” e a visão “Mais Saúde e Bem-estar para a Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, atingindo os melhores indicadores de saúde do país” da ARSLVT, factos que não se têm verificado.
Porque se torna imperioso termos uma solução e dar uma resposta à nossa população, solicitámos a máxima urgência para a resolução deste problema tendo a Junta de Freguesia, no passado dia 16 de Agosto, requerido uma reunião ao Director do ACES – Arco Ribeirinho, a qual continuamos a aguardar a sua disponibilidade.

Exposição dos 70 anos da Escola Básica do Samouco

A grande maioria da população do Samouco tem boas recordações deste espaço. A Escola Básica tem acompanhado gerações de samouqueiros e mantém-se o símbolo da educação na nossa freguesia, 70 anos depois. Hoje são os nossos filhos e netos que aprendem neste espaço de excelência.

Em honra da nossa Escola Básica é tempo de recordar.

Por isso convidamos toda a população a estar presente na inauguração da Exposição Comemorativa dos 70 anos da Escola Básica do Samouco “O que fomos e o que somos!”, dia 10 de Setembro, pelas 17h30, no recinto da Escola, uma organização e produção do Agrupamento de Escolas de Alcochete e da Junta de Freguesia do Samouco, com objectos, fotografias e memórias que foram recolhidos das próprias pessoas que já frequentaram este estabelecimento de ensino.

Um regresso às memórias que deram vida a este importante espaço de educação, de formação, de promoção de consciência ambiental, de adopção de hábitos saudáveis, de preservação das tradições culturais e de desenvolvimento de projectos da nossa freguesia, que hoje serve de espaço de ensino das nossas gerações futuras.

Não falte. Esperamos por si!

AEROPORTO DO MONTIJO E ACESSIBILIDADES – Agência Portuguesa do Ambiente promove sessões de esclarecimento

No âmbito do procedimento de Avaliação de Impacto Ambiental do projecto do “Aeroporto do Montijo e respectivas acessibilidades”, a Agência Portuguesa do Ambiente promove sessões de esclarecimento com o objectivo de prestar informações e esclarecer dúvidas sobre o projecto em avaliação.
As sessões realizam-se nos seguintes dias:
– 5 de Setembro – Auditório do Fórum Cultural de Alcochete – 17.30H
– 9 de Setembro – Cinema Teatro Joaquim de Almeida (Montijo) – 17.30H
Considerando que este projecto, a concretizar-se, terá fortes impactos na Freguesia do Samouco, a Junta de Freguesia apela à participação nestas sessões de esclarecimento a todos os interessados.

Agência Portuguesa do Ambiente aceita opiniões da população sobre o Aeroporto do Montijo

A Junta de Freguesia informa toda a população que a Agência Portuguesa do Ambiente está a aceitar sugestões e opiniões no que toca ao processo de Avaliação de Impacte Ambiental do projeto do Aeroporto do Montijo e Respetivas Acessibilidades.

A Consulta Pública decorre por um período de 37 dias úteis, de 29 de Julho a 19 de Setembro de 2019, encontrando-se a documentação disponível no Portal Participa e no portal da Agência Portuguesa do Ambiente.

No âmbito do processo de Consulta Pública serão consideradas e apreciadas todas as opiniões e sugestões apresentadas por escrito, desde que relacionadas, especificamente, com o projecto em avaliação, podendo para o efeito ser usado o referido Portal.

Uma vez que a criação de um aeroporto no Montijo influenciaria inevitavelmente os habitantes do Samouco, a sua opinião também é importante para esta consulta pública.

A Junta de Freguesia do Samouco apela à sua participação.

Vêm aí as noites de verão no Samouco!

No mês de Agosto, a Junta de Freguesia volta a animar a vila do Samouco.
Vários locais da freguesia serão palco de animação e música, organizados a pensar na população.
Marca já na tua agenda o programa das Noites de Verão, que pode consultar na imagem acima e nos impressos destacados nos locais habituais.
Sábado, dia 3 de Agosto, na Praça do MFA, daremos início a um programa diversificado, com os Jacarés.
Contamos consigo, o Samouco inspira animação.

Junta de Freguesia do Samouco: brasão

COMUNICADO – Praia do Samouco: a verdade que alguns tentam apagar

A Junta de Freguesia do Samouco, num comunicado assinado por todos os elementos do executivo e disponibilizado nos locais públicos habituais, vem, por este meio, esclarecer toda a situação relacionada com a manutenção da praia.

De realçar que o executivo da Junta de Freguesia, que já não detém a responsabilidade sob a manutenção da praia – tendo essa função passado para a alçada da Câmara Municipal de Alcochete – nunca, em ocasião alguma, manifestou descontentamento pela limpeza do espaço. Pelo contrário, a limpeza da praia é algo que muito nos apraz e na qual nos empenhámos nos anos em que a manutenção da praia foi nossa responsabilidade.

Conhecendo a origem dos comentários, pois a sua maioria são afectos a pessoas de partidos da oposição ou de outros mandatados por esses, o único objectivo é o de denegrir o trabalho da Junta de Freguesia e dos seus eleitos, que sempre cumpriu com a limpeza da praia, com os recursos humanos e financeiros ao seu dispor.

Importa, por isso, esclarecer toda a população sobre esta situação.

Aqui deixamos o comunicado, para ser consultado na íntegra.

COMUNICADO_PRAIA

 

Férias Desportivas 2019 foram um êxito

Entre 25 de junho e 12 de julho, como uma participação média semanal de 95 crianças, as Férias Desportivas 2019 foram um espaço onde todos os participantes puderam desfrutar de grandes momentos de diversão, amizade, espírito de equipa, camaradagem, concentração, tudo valores que se pretenderam atingir com esta iniciativa.
Incentivando a atividade física e a ocupação saudável e activa dos tempos livres das crianças, ao longo das três semanas, vários foram as actividades desenvolvidas destacando-se o futebol, basquetebol, voleibol, andebol, ténis, atletismo, futsal, orientação, dança, canoagem, passeio de bicicleta pelas ruas da nossa vila, jogos de praia e tradicionais, peddy paper, entre outros.
Destaque ainda para o passeio à Base Aérea nº 6, onde as crianças desfrutaram de um excelente dia de praia e a iniciativa “Uma Noite do Pavilhão”, com dormida no pavilhão do Samouco, que contou com cerca de 50 crianças.
A Junta de Freguesia de Samouco agradece a todos quanto colaboraram neste projecto.

“Estes são uns dias que considero únicos e por isso vos convido a desfrutar, quer em família quer com amigos, o que o Samouco tem para oferecer”

Mensagem do Presidente da Junta de Freguesia do Samouco, Pedro Ferreira, em vésperas do início das Festas Populares em Honra de Nossa Sr.ª do Carmo 2019:

Presidente da JF Samouco - Pedro FerreiraAí estão mais umas Festas em Honra de Nossa Senhora do Carmo!

Aí estão os cinco maiores dias da vila do Samouco!

Cinco dias de cultura, de alegria, de diversão, de amizade, de tradições, de convívio…

Cinco dias em que as nossas gentes se preparam e recebem de braços abertos, os milhares de visitantes que se juntam a esta enorme manifestação de cultura.

Cinco dias que sabem conciliar os momentos religiosos, com os espectáculos culturais em diferentes locais, a tauromaquia, o espaço de feira e seus feirantes e a vivência singular das diversas tertúlias e grupos que se reúnem para exaltar as nossas festas.

Estes são uns dias que considero únicos e por isso vos convido a desfrutar, quer em família quer com amigos, o que o Samouco tem para oferecer. Em tempo de festa, apelo a todos para que saibam usufruir, sempre com um sorriso no rosto, desta terra de gente boa.

Enquanto autarca e pessoa que vive intensamente as nossas festas, permitam-me que vos transmita o grande orgulho em apoiar diariamente a Associação das Festas Populares do Samouco, e agradeça e reconheça o trabalho deste grupo de mulheres e homens que, de forma desinteressada, vestem a camisola da sua terra para proporcionar-nos grandes momentos.

Em meu nome pessoal e em nome do executivo da Junta de Freguesia agradeço também às diversas entidades, ao comércio local e à população que, com o seu imprescindível contributo, tornam possível estes cinco intermináveis dias.

Que vivam as Festas do Samouco!

Já começaram as Férias Desportivas

As crianças inscritas já estão a conviver e a praticar exercício físico, criando uma atmosfera de amizade, entreajuda, solidariedade e espírito saudável. Iniciaram-se dia 25 de Junho as Férias Desportivas do Samouco, que terminarão no dia 12 de Julho.

Entre outras as atividades, na semana que decorre, as crianças fizeram ginástica, team leader, futsal, dodgeball, voleibol, futebol, BTT, jogos de praia e canoagem.

Tem sido num clima de grande diversão e euforia que as nossas crianças têm passado a manhã com os amigos, brincando e gastando energias.

Junta de Freguesia recebeu jovens praticantes do Samouco que participaram nos Europeus de MMA – Artes Marciais Mistas para amadores

Foi num clima de elevada satisfação e emoção, e com uma sala repleta, que José Machado e Rui Morgado foram recebidos, ontem, dia 24 de Junho, no salão nobre da Junta de Freguesia de Samouco.

Estes dois praticantes de MMA tinham acabado de chegar da sua participação, em representação de Portugal, nos Campeonatos Europeus de MMA para amadores que se realizaram em Roma, onde, numa competição extremamente difícil, obtiveram excelentes prestações, tendo José Machado conquistado o título de vice-campeão europeu, no escalão juniores, categoria “Lightweight” e Rui Morgado, com um bom registo, no escalão seniores, categoria “Flyweight”.

O Presidente da Junta de Freguesia transmitiu o “enorme orgulho nestes jovens que muito honram o nosso país e a vila do Samouco”, considerando que “esta participação é uma demonstração da nossa grandeza onde, em quatro representantes de Portugal nos Campeonatos Europeus de MMA, dois são oriundos do Samouco.

Aproveitou para agradecer “o enorme trabalho para que pudessem chegar aqui”, enaltecendo algumas das características, nomeadamente “o respeito, a humildade e a capacidade mental”, factores essenciais para alcançar este patamar.

José Machado e Rui Morgado agradeceram a recepção e o facto da sala estar repleta de familiares e amigos, transmitindo a enorme alegria e importância deste momento para o seu futuro na modalidade, deixando a promessa de mais êxitos.

A Junta de Freguesia de Samouco agradece também a todos quanto se associaram a este justo reconhecimento de dois jovens cujo futuro auguramos de grandes sucessos pessoais e colectivos.