Notícias

TREINO COM ARMAMENTO REAL NO CAMPO DE TIRO EM ALCOCHETE

O Serviço Municipal de Proteção Civil informa que segundo informação prestada pela Força Aérea, vão realizar-se atividades operacionais com a utilização de armamento real no período compreendido entre os dias uteis de 15 a 30 de novembro de 2021, no Campo de Tiro em Alcochete. Em virtude da execução destas atividades poderão fazer-se sentir junto das localidades contiguas a esta Unidade militar um maior ruido e ligeiras vibrações audíveis alguns rebentamentos, no entanto informa-se a população que não há razão para alarme.

Fonte: https://www.mun-montijo.pt/viver/noticia/treino-com-armamento-real-no-campo-de-tiro-em-alcochete?fbclid=IwAR1pEPJlh2niUc-NSU4hiDM7K50yKBOlx_S0QRoFprNXqk-jDd4tZRhZYJg

ELEVAÇÃO DO SAMOUCO À CATEGORIA DE VILA

Tendo a plena consciência que a elevação do Samouco a Vila terá junto de toda a população do Samouco um sentimento profundo de orgulho, de possuirmos um património imaterial que nos engrandece, mas que deveremos preservar com toda a verdade e legalidade que lhe é devida.

É no entendimento deste executivo e suportado pelo enquadramento jurídico Português com o artigo 119º, ponto 1 e 2 da Constituição da República Portuguesa, que a data efetiva de elevação a Vila é o dia 28 de Janeiro de 2005, dia em foi publicada em Diário da República a Lei Nº 26/2005. Faz parte do nosso compromisso ter a visão no futuro honrando a tradição com o rigor que lhe é merecido.

Campanha desratização e desbaratização

Somos a informar que no âmbito da campanha anual de controlo de pragas, a Câmara Municipal de Alcochete deu início no passado dia 02 de Novembro, ao 3º tratamento de desratização e desbaratização, na área territorial do Município de Alcochete.

Os trabalhos à semelhança dos anteriores, terão especial incidência nas zonas de maior potencial de infestação, nomeadamente nas redes de águas pluviais, sumidores, valas e outros canais de escoamento de águas pluviais, nos cruzamentos dos coletores, através dos recetores e tampas.

Feira

No próximo dia 3 de novembro irá recomeçar a feira, desta vez será na Praça da Liberdade em frente ao edifício da junta de freguesia.

A feira realiza-se duas vezes por semana às quartas e sextas.

Associação Desportiva Samouquense celebra 56º aniversário

A 15 de agosto de 1965 nascia a Associação Desportiva Samouquense, uma coletividade que muito nos orgulha pela forma como, desde sempre, tem desenvolvido um excelente trabalho em prol do desporto e cultura, elevando o nome da nossa vila, contribuído fortemente para a história do Samouco.

O executivo da Junta de Freguesia agradece o esforço, dedicação, envolvimento e persistência de mulheres e homens que, ao longo destes 56 anos, tem permitido ao “clube” promover inúmeras atividades desportivas e culturais de forma saudável.

Parabéns à Associação Desportiva Samouquense!

Mais uma vez, de forma diferente mas com enorme significado, Junta de Freguesia celebra as Festas em Honra de Nossa Senhora do Carmo

É já no próximo dia 16 de julho que a Junta de Freguesia do Samouco, com o apoio da Igreja Paroquial de São Brás e da Associação de Festas Populares do Samouco, dão início a um fim de semana com diversas iniciativas que pretendem, uma vez mais, assinalar das Festas em Honra de Nossa Senhora do Carmo.

Saber mais

Junta de Freguesia do Samouco volta a apoiar no preenchimento e entrega das declarações de IRS

Sendo obrigatória a entrega da declaração de IRS através do Portal das Finanças, pela Internet, e tal como o ano anterior, a Junta de Freguesia do Samouco irá apoiar a população no preenchimento e entrega da referida declaração relativa ao ano de 2018. 

Entre 3 de Abril e 30 de Junho, as pessoas singulares, trabalhadores dependentes, pensionistas e reformados, recenseados na nossa freguesia e titulares dos rendimentos das Categorias A (Trabalho Dependente) e H (Pensões) poderão dirigir-se às instalações da Junta de Freguesia, a fim de serem auxiliados neste processo.

Consideram-se não incluídos neste apoio os titulares que tenham auferido outro tipo de rendimentos, como de Trabalho Independente (regime simplificado, acto isolado ou contabilidade organizada), de Capitais, Prediais (rendas), de Mais-Valias e Outros Incrementos Patrimoniais (títulos de investimento, como acções), de Herança Indivisa ou Obtidos no Estrangeiro.

O apoio será realizado no seguinte horário: de segunda a sexta-feira – das 10H às 12H e das 14.30H às 17H.

Para mais informações, consulte a Junta de Freguesia através do 21 231 5597.

Workshop de Cola Quente – Sala do Coreto

O Centro Comunitário Cais do Sal, em conjunto com a Cercima, promove um Workshop intitulado “Cais Art – Workshop: Cola Quente”, no dia 1 de Abril, das 14h30 às 17h00 na Sala do Coreto, no Samouco.

O Workshop é gratuito, mediante inscrição através do 21 234 03 80 ou através do e-mail caisdosal@cercima.pt.

17º Aniversário de Elevação a Vila

Caros Amigos e Fregueses do Samouco,

Celebramos hoje, 28 de Janeiro de 2022, 17 anos da Elevação do Samouco a Vila!

Celebramos hoje, pela primeira vez, a Elevação do Samouco Vila a 28 de Janeiro, o dia real da elevação, a data em que foi publicado o diploma e em que passou a ser oficial esta categoria. A Junta de Freguesia

repôs, finalmente e com suporte legal a genuína data de elevação a Vila, o dia da publicação da Lei!

Celebramos hoje, não da forma que queríamos, mas sim da forma possível devido ao infeliz momento pandémico que vivemos.

O nosso Concelho celebrou recentemente a 15 de Janeiro a Restauração do Concelho de Alcochete em 1898. Serve-nos como exemplo a celebração da data em paralelismo com a celebração da Elevação do Samouco a Vila.

A população de Alcochete não festejou a aprovação do decreto, aguardou sim a hora da publicação do decreto em diário do governo impresso na imprensa nacional, momento a partir do qual o decreto passou a ter efeito legal.

Assim foi com o Samouco já em pleno Século XXI. Não podíamos continuar a celebrar uma data de uma mera aprovação, que nada verteu para a legalidade, que nada alterou nas nossas vidas. Foi sim a 28 de Janeiro de

2005 que foi publicada em Diário da República a Lei nº 26/2005.

Foi partir desse dia, há 17 anos, que orgulhosamente ostentamos o título de Vila, reconhecimento do trabalho que gerações de mulheres e homens fizeram na nossa terra para que reuníssemos os requisitos necessários

para tal.

A elevação do Samouco a Vila constitui um momento marcante para a nossa população

Ficámos vaidosos com o facto, não é Vila qualquer localidade que queira, é Vila uma localidade que ofereça as condições necessárias a esta denominação. O Samouco atingiu um auge de desenvolvimento que lhe permitiu

este reconhecimento, a sua população contava com infraestruturas e serviços como até então nunca tinha tido, possuímos um património cultural material e imaterial muito próprio e que fora reconhecido.

Hoje, 17 anos depois, ao lermos a lista dos pressupostos que deram lugar a esta orgulhosa denominação, podemos verificar que infelizmente já não podemos contar com alguns deles e outros estão debilitados ou em

risco de desaparecer. Hoje, 17 anos depois, ainda o brasão de arma da freguesia, a nossa marca e identidade oficial, ostenta apenas a identificação de Freguesia, nunca tendo sido alterado para Vila.

A Junta de Freguesia já iniciou esforços e contactos no sentido de em tempo útil alterar o brasão de armas para os 4 castelos de Vila e com a identificação de Vila do Samouco.

É nosso objetivo continuar a trabalhar em conjunto com a Câmara Municipal e todos os parceiros públicos ou privados que conseguirmos reunir para permitir que o Samouco retome o caminho do desenvolvimento, que

a nossa população possa continuar a usufruir do mundo atual e moderno em que vivemos com uma política e serviços de proximidade aliados ao bem-estar que tanto apreciamos.

A exemplo disso estará disponível a partir do dia um de fevereiro o balcão SNS24, para acesso e prestação de serviços digitais e de telessaúde aos cidadãos.

Para tal estaremos com visão no futuro e honrando a tradição com o rigor que lhe é merecido.

Viva a Vila do Samouco!

Vivam os Samouqueiros!

SNS24 Balcão – Samouco

Utilize o Balcão SNS 24 na Junta de Freguesia do Samouco

Este espaço está instalado na Junta de Freguesia e à sua disposição a partir de 1 de fevereiro.

O que é o Balcão SNS 24 ?

O Balcão SNS 24 é um espaço gerido por entidades externas ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) que aderiram ao protocolo entre a Administração Regional de Saúde (ARS) e a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) para acesso e prestação de serviços digitais e de telessaúde aos cidadãos.

Qual é o objetivo destes espaços?

O objetivo destes espaços é de facilitar e promover o acesso aos serviços digitais e de telessaúde entre os cidadãos e os profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS), através de criação de condições de maior proximidade e redução de barreiras em lidar com os meios técnicos ou mesmo pela sua inexistência.

Quais são os serviços digitais disponibilizados pelo Balcão SNS 24 ?

Os serviços disponibilizados no Balcão SNS 24 são:

  • consultas | teleconsultas (marcar |desmarcar| remarcar)
  • teleconsultas (realizar)
  • exames (consultar resultados)
  • guia de tratamento (consultar)
  • medicação crónica (renovar| consultar)
  • avaliar e registar os sintomas provocados pela COVID-19
  • agendar vacinação COVID-19
  • emissão de Certificados COVID da UE (vacinação, testagem e recuperação)
  • aceder ao serviço de interpretação língua gestual portuguesa
  • realizar chamada para o SNS 24 – 808 24 24 24
  • pedir isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica
  • informação do utente (emissão e alteração de dados do utente)

Estes serviços são disponibilizados em outros locais?

Sim. Estes serviços podem ser disponibilizados pelos seguintes canais:

Como posso aceder ao Balcão SNS 24?

Existem duas formas diferentes de aceder ao Balcão SNS 24. Através do:

  • acesso facilitado

Os serviços realizados através do acesso facilitado são sempre realizados pelo utente com o suporte do funcionário do Balcão SNS 24 . Nesta modalidade pode aceder aos serviços através da área pessoal do portal do SNS 24 e/ou SNS 24 via telefone ou site. Neste caso, será o utente a fazer a sua autenticação na área pessoal do portal do SNS 24ou a contactar o SNS 24 por telefone ou acedendo ao site.

  • acesso mediado

Na modalidade de acesso mediado, os serviços são realizados pelo funcionário do Balcão SNS 24 em nome do utente, através da RSE | Área Administrativa. Para isso, o funcionário terá de fazer a sua autenticação nesta área.

Qual a diferença entre acesso facilitado e o acesso mediado?

acesso facilitado tem como objetivo dar ao cidadão as condições e o apoio para o próprio poder aceder aos serviços digitais e de telessaúde para que “faça você mesmo”.

Já o acesso mediado acontece quando o cidadão não tem as condições necessárias para efetuar os pedidos que necessita e, por isso, permite fazer-se representar por um profissional do balcão numa perspetiva de “fazemos por si”.

Quais são os requisitos para aceder ao Balcão SNS 24?

Pode aceder ao Balcão SNS 24 através:

  • acesso facilitado:

Para aceder aos serviços acima indicados o utente deve:

Balcão SNS 24 deve ter:

  • computador com câmara, som e Google Chrome instalado
  • leitor de cartões
  • aplicação do Cartão do Cidadão instalada
  • largura de banda mínima de 20 MB
  • acesso mediado:

Para mediar aos serviços acima indicados o funcionário do Balcão SNS 24 deve:

  • ter um utilizador válido na RSE | Área Administrativa
  • ter telemóvel

Balcão SNS 24 deve ter:

  • computador com câmara, som e com Google Chrome instalado
  • largura de banda mínima de 20 MB

Como posso fazer a ativação da chave móvel digital?

O pedido de ativação da Chave Móvel Digital pode ser feito através das seguintes formas:

  • online:
    • no site autenticação.gov.pt – para cidadãos portadores de Cartão de Cidadão com leitor de cartões, código PIN de autenticação e telemóvel
    • através do Portal das Finanças com os dados de acesso do portal das finanças – para cidadãos titulares de Cartão de Cidadão. Após preenchimento dos dados pedidos, o código PIN temporário da Chave Móvel Digital é enviado por carta para a morada do titular do Cartão de Cidadão. Depois de receber a carta, o cidadão poderá concluir a ativação da Chave Móvel Digital
  • presencialmente: para cidadãos com Cartão de Cidadão, Bilhete de identidade, Passaporte, Título ou Cartão / Certificado de residência
    • serviços do Registo Criminal
    • serviços consulares portugueses
    • Balcões do Registo Nacional de Testamento Vital
    • Espaços Cidadão
    • Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC – Açores) – nas lojas que disponibilizam o serviço
    • Balcões do serviço, levantamento de um novo Cartão de Cidadão

NOTA: Para ativar a CMD com Título de Residência (cidadãos estrangeiros extracomunitários) ou Cartão/Certificado de Residência (cidadãos comunitários e seus familiares) é necessário o número de contribuinte.

  • outros canais:
    • VODAFONE TV BOX: A Vodafone disponibiliza um conjunto de serviços digitais da Administração Pública, na APP Serviços Públicos na box da TV. Nesta APP pode ativar a Chave Móvel Digital. Disponível apenas para clientes com Cartão de Cidadão

Como posso fazer o registo na área pessoal do portal do SNS 24?

Para fazer o seu registo na área pessoal do portal do SNS 24 deve:

Será redirecionado para uma página onde irá selecionar se se pretende registar na área pessoal do portal do SNS 24 através da:

  • Chave Móvel Digital (CMD) ou
  • Cartão do Cidadão (CC) ou
  • Número de Utente de Saúde

Os novos registos na área pessoal do portal do SNS 24 passam pela autenticação do utilizador através da Autenticação.Gov.

Após a autenticação será redirecionado para uma página para associar os dados de contacto da área pessoal do portal do SNS 24, nomeadamente um número de telemóvel e/ou um endereço de email.

Eleições Legislativas 2022

A eleição irá decorrer no dia 30 de janeiro de 2022 e poderão inscrever-se para o Voto Antecipado

  • a. Doentes internados em estabelecimentos hospitalares – entre 27 de dezembro e 10 de janeiro 
  • b. Presos não privados de direitos políticos – entre 27 de dezembro e 10 de janeiro 
  • c. Eleitores que pretendam votar antecipadamente em Mobilidade – entre 16 e 20 de janeiro 
  • d. Eleitores em confinamento obrigatório – entre 20 e 23 de janeiro 
  • e. Eleitores internados em estruturas residenciais (lares) e instituições similares – entre 20 e 23 de janeiro 

 Pode consultar mais informações em https://www.votoantecipado.mai.gov.pt 

Os eleitores que, no dia da eleição, se encontrem na situação das alíneas a. ou b. acima referidas, e mediante disponibilização do correspondente documento comprovativo do impedimento, podem requerer, na presente plataforma, ou por via postal, à administração eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, entre 27 de dezembro e 10 de janeiro o exercício do direito de voto antecipado. 

 Relativamente ao Voto Antecipado em Mobilidade foi alargada a sua possibilidade, permitindo o seu exercício a todos os eleitores recenseados no território nacional no sétimo dia anterior ao das eleições (domingo), numa mesa de voto antecipado, a constituir em cada município, escolhida pelo eleitor: 

Os eleitores que pretendam votar antecipadamente em mobilidade devem manifestar essa intenção, na presente plataforma, ou por via postal, à administração eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, entre 16 e 20 de janeiro. 

Os eleitores que, por força da pandemia da doença COVID-19 estejam em confinamento obrigatório, no respetivo domicílio ou noutro local definido ou autorizado pelas autoridades de saúde que não em estabelecimento hospitalar e os eleitores internados em estruturas residenciais (lares) e instituições similares (alíneas d. e e. acima referidas), desde que se encontrem recenseados no concelho da morada do local de confinamento ou da instituição, podem votar antecipadamente: 

Para o efeito devem manifestar essa intenção à administração eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, na presente plataforma, entre 20 e 23 de janeiro. https://www.votoantecipado.mai.gov.pt